Guia do Reciclador
 

MENU



• PUBLICAÇÕES


• ASSOCIAÇÕES


RECICLAGEM


O que é a reciclagem?

A Reciclagem é um conjunto de técnicas que têm como finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram.

O que é a reciclagem de consumíveis informáticos?

A reciclagem de consumíveis informáticos é um método de restauro que consiste na renovação do cartucho, para que este fique em óptimas condições de reutilização. Não provoca quaisquer danos, nem danifica as impressoras, é usada a tecnologia do fabricante. A prova da não-nocividade deste tipo de actividade está o facto de, em certos países, as próprias marcas de Consumíveis prestarem este serviço.

Economia

Reaproveitamento ambiental

Sendo o preço de o cartucho de impressão original, bastante elevado, houve o interesse e a necessidade do seu reaproveitamento.

O valor de um cartucho vazio representa cerca de 70% a 80% do custo total do mesmo. Deste modo, recupera-lo não só se tornou viável, como permitiu ao consumidor final, cartuchos com a mesma qualidade de um original mas a preços bem mais competitivos enquanto preserva o meio ambiente.

Deste modo, estamos em condições de lhe oferecer uma redução nos custos em consumíveis de impressão na ordem dos 50% a 60% comparativamente com os consumíveis originais.

Ecologia

A Ecologia passou a ser uma das prioridades nos tempos modernos. Neste contexto, a PROTONER preocupa-se e contribui para a preservação do meio ambiente.

Os consumíveis usados são cartuchos especiais que se deitam ao lixo e que contaminam de modo grave e irreparável o nosso ambiente. Voltar a utiliza-los, reduzindo drasticamente a quantidade deste tipo de resíduos, significa contribuir de maneira concreta para a luta contra a contaminação do meio ambiente.

Sabia que?

Uma simples fita de uma máquina de escrever ou máquina POS necessita de 200 anos para se degradar no meio ambiente?

O cartucho de Toner degrada-se no meio ambiente em aproximadamente 600 anos?

Para fabricar um cartucho toner é necessário o equivalente a 5 Kg de crude (petróleo) permitindo a reciclagem poupar em matérias-primas que são escassas?
Que a reciclagem de 10 a 20 cartucho permite-lhe comprar uma Impressora Laser nova?

Qualidade

A PROTONER tem na sua metodologia de trabalho, a qualidade como factor preponderante tendo em vista a total satisfação do cliente.

Os elementos (toners, fitas, ink-jet) reciclados pela Protoner são controlados rigorosamente um a um, e estão garantidos pela utilização exclusiva de materiais de alta qualidade, sendo o resultado uma impressão semelhante ao original.

Meio Ambiente e os Direitos Humanos

“Se nem os direitos Humanos são cumpridos como determina a lei, o que dizer das do meio ambiente, cujas riquezas são sempre ignoradas?”

Vantagens

  • Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado, levando-se em consideração que 30% em peso do lixo gerado corresponde a materiais que poderiam ser reciclados;  
  • Economia de energia – diminuição da poluição do meio ambiente;
  • Geração de empregos em um novo tipo de segmento, a Indústria da "Reciclagem";
  • Menos poluição do ar, da água e do solo;
  • Melhora a limpeza da cidade, pois o morador (cidadão) que adquire o hábito de separar o lixo, os vidros, os consumíveis informáticos, dificilmente vai faze-lo sem pensar duas vezes;
  • Minimiza o esgotamento dos recursos não-renováveis;
  • Diminui o desperdício;
  • Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
  • Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!
  • REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DE CUSTOS – um Cartucho (Tinteiro ou Toner) reciclado custa até cerca de 50% menos que o original.
  • Num orçamento de 5.000 Euros anuais em consumíveis de Impressoras, poupar 2500 Euros é significativo;

Curiosidades

Cerca de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.

Menos de 3% do lixo vai para a industria de compostagem(adubo).

O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores.

Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos a poupar o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem-estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, os seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

www.protoner.com.pt